Projeto de Lei nº 51 de 22 de Junho de 2023
O Senhor Taciano José Monteiro foi proprietário de terras das mais produtivas no município de Cunha, por este motivo acolheu para trabalhar consigo multas pessoas como agregados alavancando a produção de milho e feijão, proporcionando o progresso do município nas décadas de 1950, 1960 e 1970.
Em suas terras além dos trabalhadores de Cunha, muitas pessoas de fora do município principalmente aquelas menos providas de recursos encontravam guarida e eram acolhidas com a maior boa vontade por parte do Sr. Taciano.
Quantos cidadãos cunhenses dos mais antigos relatam e comprovam que pessoas oriundas da região nordeste, mais precisamente da Bahia, de Minas Gerais e até ciganos vinham trabalhar em suas terras, e ali permanecendo e deixando seus descendente, cidadãos cunhenses natos hoje convivendo conosco.
O Sr Taciano com sua versatilidade, exerceu paralelamente com a' agricultura o cargo de inspetor de quarteirão, cargo público delegado pelo Governo do Estado de São Paulo na época, no intuito de garantir a segurança publica nos municípios mais afastados. Militou na Revolução
Constitucionalista de 32 e requereu aposentadoria, mas faleceu antes de ver deferida sua petição.
O Sr. Taciano José Monteiro foi filho do ilustre Capitão Bruno José Monteiro, português natural da Ilha da Madeira (Portugal) tronco de importante e tradicional descendência dos Monteiros do município de Cunha.
Para que o nome desta personalidade tão importante para o nosso município permaneça para as gerações vindouras, é que solicito aos meus nobres pares que nomeemos o imóvel no Falcão como Espaço Taciano José Monteiro.