Projeto de Lei nº 45 de 02 de Junho de 2023
Nobres Pares;
Submeto à elevada apreciação desta Casa, o Projeto de Lei que denomina a unidade escolar existente, e em funcionamento, no Bairro da Vargem Grande – zona rural deste munícipio – a fim de seja intitulada como Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Amaro Monteiro.
José Amaro Monteiro, nascido em 15/04/1921, oriundo daquela região (municipal), foi um precursor do comércio local, realizando por mais de quatro (04) décadas, a mercancia dos produtos agropecuários advindos do bairro da Vargem Grande e adjacências, na cidade de Paraty/RJ – sendo o responsável direto pelo transporte (que sempre fora realizado por meio de tropas) e, pela venda dos produtos – o que garantiu a prosperidade das unidades produtivas do bairro da Vargem Grande e limítrofes.
Com o crescimento produtivo da região e, consequente aumento populacional, houve a necessidade da construção de uma unidade escolar – a qual fora edificada na região central do bairro, em área cedida por José Amaro Monteiro.
Casado com Esmelinda Alves de Toledo, tiveram dez (10) filhos – os quais os sucedem na exploração e desenvolvimento da região onde o casal iniciou sua vida conjugal e constituíram os pilares da atual sociedade que lá se constituiu – referência em produção agropecuária em todo o município de Cunha.
A unidade escolar, importa evidenciar, por longa data funciona em dois períodos letivos: manhã e tarde – atendendo às crianças de toda a região nos primeiros e importantes contatos com a escrita, letramento e convívio escolar (fator crucial para a formação do ser humano).
José Amaro Monteiro faleceu a data de 08/01/2002, deixando um legado que se protrai no tempo.
Face ao exposto, solicito o apoio dos Nobres Pares para que o projeto de lei em epígrafe seja analisado e aprovado por esta casa.